segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Quimica


COTIDIANO DA QUÍMICA

É um ramo da ciência presente em nosso dia-a-dia, seja no tratamento de água, hoje mais do que essencial, pois temos em torno de 2% de água potável, sobremaneira é essencial cuidarmos muito bem de nossos sofridos mananciais de água. Em um futuro bem próximo será uma das substâncias mais escassas e caras de nosso Planeta.Outro ramo importantíssimo da Química é a produção de plásticos, tão úteis em nossa vida, seja a sacola dos supermercados, as embalagens de refrigerantes, os utensílios domésticos, entre outros. Só que o Homem desenvolveu plásticos tão resistentes, que esqueceu do futuro, ou seja como degradar tais materiais.Uma área de importância é o da fermentação, que utilizamos no vinagre, na cerveja, no álcool, nas bebidas alcoólicas e em diversos antibióticos.A fermentação alcoólica, utiliza como meio, o melaço e o microorganismo é o Sacharomyces Cerevisae (fermento), o qual consome o açúcar e excreta o álcool . A cerveja é parecida, só que o meio é o malte e o arroz, que são cozidos, e logo depois de fermentado pelo mesmo microorganismo da fermentação alcoólica. Só que ele excreta o álcool, e os gases carbônicos, utilizados, tanto nas cervejas, quanto nos refrigerantes gaseificados.

Experimento feito no laboratório

Fundamentação Teórica:O isopor é composto por mais de 90% de ar. Podemos constatar isso quando o mergulhamos em acetona concentrada e todo o ar aprisionado no interior do isopor é liberado.Ele é dissolvido na acetona, pois os dois compostos são apolares. Leia abaixo um trecho retirado da Wikipédia sobre o isopor: “O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno.·À temperatura ambiente, o poliestireno apresenta-se no estado sólido. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor. Os processos de moldagem do poliestireno são principalmente a termoformagem a vácuo e a extrusão. Sob a ação do calor, a resina toma a forma líquida ou pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde. Com o resfriamento após a moldagem, o produto readquire o estado sólido, na forma de peças tais como copos descartáveis, lacres de barril de chope e tantas outras peças de uso doméstico ou embalagens.·É um termoplástico duro e quebradiço com transparência cristalina, semelhante ao vidro, e foi descoberto acidentalmente em 1839 por Eduard Simon, um apotecário em Berlim, a partir de uma resina de âmbar destilada”.
Materiais utilizados:· Acetona· Isopor· Um frascoSegurança:Evitar Inalar directamenteos gases produzidos, realizar experiência em ambiente arejado.Procedimentos:Coloque um pouco de acetona no recipiente (Aproximadamente 20 ml), depois coloque um pouco de isopor no frasco e observe.Conclusão:O isopor vai encolher ou quase sumir, e todo o ar que é aprisionado no interior do isopor são liberados.
O Bafômetro
Introdução:
Ouvimos e lemos sobre motoristas envolvidos em acidentes que mais tarde são indiciados por terem dirigido embriagados. Geralmente, o noticiário sobre o acidente dirá qual era o nível de álcool no sangue do motorista e qual é o limite legal. Pode acontecer, por exemplo, do nível de álcool no sangue de um motorista ser de 1,5 enquanto o limite legal nos Estados Unidos é de 0,8 (8 decigramas por litro de sangue). No Brasil, desde de julho de 2008, o limite passou a ser de 0,2. A punição prevista na lei seca (lei 11.705), cuja infração é considerada gravíssima, prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo. Se for constatado nível de álcool no sangue acima de 0,6, o motorista também é detido. A lei é considerada a mais rigorosa entre 63 países.Mas o que significam esses números? Como os policiais descobrem se um motorista suspeito de ter bebido está mesmo legalmente embriagado? Você provavelmente já ouviu falar no bafômetro, mas pode estar se perguntando como exatamente o hálito de uma pessoa mostra o quanto ela bebeu.
Descrição:
Sabe-se que, no momento em que se ingere bebidas alcoólicas, o etanol entra na circulação sangüínea e, ao passar pelos pulmões, uma parte do álcool é liberada através da respiração.Desse modo, um motorista suspeito de dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas apresentará, em sua respiração, uma quantidade de álcool proporcional à que ele teria ingerido.Na pisseta, uma parte do álcool está no estado de vapor, e quando ela é apertada, esse vapor entra em contato com a solução de K2Cr2O7/H+. Dessa forma, a pisseta faz o mesmo papel dos pulmões.
Análise:
A solução K2Cr2O7/H+ é uma mistura oxidante que, ao reagir com o etanol, provocará sua oxidação a etanal e, até mesmo, a ácido acético, de acordo com a reação abaixo: 1) A ocorrência é perceptível pela mudança de cor.BR>
2) Os bafômetros conseguem determinar a concentração do álcool no sangue pela análise da intensidade da cor, intensidade que é captada com o auxílio de uma célula fotoelétrica muito sensível.
3) O cheiro característico do ácido acético é bastante perceptível no tubo de ensaio, após a reação.
4)O nitrato de prata é um catalisador, uma substância que faz a reação ocorrer mais rápido, sem participar dela. O ácido sulfúrico, além de remover o álcool do ar, proporciona também a condição de acidez necessária para essa reação.
5)Durante essa reação o íon dicromato, de cor vermelho-alaranjada, muda de cor para o verde do íon cromo quando este reage com o álcool; o grau de mudança de cor está diretamente relacionado com o nível de álcool no ar exalado. Para determinar a quantidade de álcool naquela amostra de ar, a mistura que sofreu reação é comparada a de um frasco contendo uma mistura que não sofreu reação no sistema de fotocélulas, produzindo uma corrente elétrica que faz a agulha do medidor se mover do seu ponto de repouso. O operador, então, gira um botão para trazer a agulha de volta ao ponto de repouso e lê o nível de álcool a partir do botão: quanto mais o operador precisar girar o botão para retorná-la ao repouso, maior é o nível de álcool.
A Química do álcool
O álcool encontrado nas bebidas alcoólicas é o álcool etílico (etanol). A estrutura molecular do etanol tem essa aparência:
HH3C - C - O - HH
onde C é carbono, H é hidrogênio, O é oxigênio e cada hífen é uma ligação química entre os átomos. Esclarecendo, as ligações dos três átomos de hidrogênio com o átomo de carbono da esquerda não estão representadas.O grupo OH (O - H) na molécula é que faz com que ela seja um álcool. Há quatro tipos de ligações nessa molécula:-carbono-carbono (C - C)-carbono-hidrogênio (C - H)-carbono-oxigênio (C - O)-oxigênio-hidrogênio (O - H)
As ligações químicas entre os átomos são pares compartilhados de elétrons. As ligações químicas são parecidas com molas: elas podem dobrar e esticar. Essas propriedades são importantes na detecção do etanol em uma amostra usando espectroscopia infravermelha (IV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário