segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fisica


Energia elétrica de origem térmica:
Em 1821, o físico alemão Thomas Seebeck descobriu que, juntando as pontas de dois fios de metais diferentes (ferro e cobre, por exemplo), e que mantendo as junções em temperaturas diferentes, surgia uma corrente elétrica pelos fios.
Como fazer:
1-Use fios de cobre e ferro, sem encapamento..
2-Enrole fortemente as pontas, formando junções cobre/ferro.. Pode-se melhorar o contato entre os metais com um pingo de solda na junção.
3-Coloque uma das junções dentro de um jarro com água e gelo.. Encoste a outra junção na chama de uma vela.
4- Ligue as pontas soltas dos fios de cobre a um medidor de voltagem ou corrente elétrica.. Pode ser utlizado por exemplo, um medidor caseiro..
5-Observe que o medidor acusa uma pequena corrente.
6-Apague a vela ou separe a junção da chama e observe como a corrente elétrica diminui.
Observação:
Com esses arranjo, você pode fazer um termômetro.
Instruções:
Mantenha uma das junções na mistura água-gelo que está a zero graus. Coloque a outra junção dentro de um recipiente com água destilada. Ponha um termômetro calibrado que possa medir temperaturas acima de 100 graus dentro da água nesse recipiente.. Aqueça o recipiente em um fogão ou placa quente. À medida que a água for aquecendo, anote, simultaneamente, a temperatura medida no termômetro e a corrente do termoar.. Depois, faça um gráfico mostrando a voltagem em funçào da temperatura. Esse gráfico será a calibração de seu termômetro termoelétrico.
Análise:
O efeito Seebeck relaciona diferenças de temperatura em diferente junções de metais com potenciais elétricos. Esse efeito é fraco para a produção de eletricidade, se comparado com geradores químicos ou mecânicos, mas é muito útil para medir temperaturas com boa precisão. Também é usado em aplicações especiais onde outros tipos de geradores são impraticáveis. Por exemplo, a sonda interplanetária Voyager 2, que fotografou Júpiter e outros planetas distantes, tinha um gerador termoelétrico. Uma das junções era aquecida por elementos radiativos. Esse foi o modo mais conveniente para gerar eletricidade pois baterias químicas seriam muito pesadas e descarregariam muito depressa. Painéis solares seriam inúteis pois o Sol estava muito distante. O gerador termoelétrico foi a melhor opção e, pode crer, ainda hoje está funcionando.
Objetivo:
Mostrar como se converte energia do calor em energia elétrica. Construir um termômetro termo-elétrico.
Material:
Fios de cobre, ferro, níquel e outros metais diversos.Um medidor de voltagem ou corrente. Pode ser o galvanômetro da experiência #3.Um recipiente com água e gelo.Uma vela.Um aquecedor conveniente. Pode ser um fogareiro de acampamento ou um aquecedor elétrico.
Eletricidade Estática:
A eletricidade estática é um fenômeno de acumulação de cargas elétricas em um corpo, seja ele condutor, semicondutor ou isolante. Essa eletricidade deve-se ao fato de os átomos dos corpos apresentarem desequilíbrio quanto à sua neutralidade. A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas elétricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, também denominado de eletrizado. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente.
Conclusão:
Na parte de física vimos muitas experiências,como sempre aquele aspecto "maluco" nos encantou.Através de experimentos no laboratório,pudemos perceber a física em nosso cotidiano. A luz polarizada,gerador eletrostático,o globo de plasma,a inércia,eletricidade estática(a melhor na minha opinião),os experimentos... Enfim,tudo nos mostrou um lado divertido que não conhecíamos.

Ludião
(ou Como um Submarino Submerge)

desenho da experiência.

Materiais Utilizados:
· -garrafa de plástico (pet)
· -Água
· -Ampola.
· -um copo.
Experiência:
Encha uma garrafa de plástico (as de refrigerante são excelentes) com água. Coloque uma ampola parcialmente cheia do mesmo líquido num copo com água, até que ela flutue. Tire a ampola do copo e emborque-a na garrafa. Tome cuidado para que permaneça a mesma quantidade de água no seu interior. Tampe a garrafa (que deve estar completamente cheia) firmemente com a tampa.
Conclusão:
O que acontece?
Quando se aperta a garrafa, a pressão em seu interior aumenta fazendo com que o volume de água no interior do ludião (ou da ampola) aumente. A densidade do ludião aumenta e ele afunda. Ao parar de se apertar a garrafa, diminui-se a pressão no interior da mesma e o ludião flutua.
Observação:
É este o princípio que faz emergir ou submergir um submarino.
SIGNIFICADO DA PALAVRA AMPOLA:Tubo de vidro terminado em ponta, que se solda na lâmpada após a introdução de um líquido. / Envoltório de vidro que encerra o filamento de uma lâmpada elétrica.

Associação de espelhos

Fundamentação teórica:
Quando colocamos dois espelhos juntos pelos lados e formando um ângulo de 90 graus temos uma ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS, assim podemos ver a fórmula N=360/a-1 onde N correspode ao número de imagens e a corresponde aos ângulos formados pelos espelhos.
OBS: Quanto maior o ângulo maior o número de imagens.
Materiais Utilizados:
São apenas necessários dois espelhos. Mas para que se tenha uma imagem melhor projetada é necessário que se utilize dois espelhos de mesmo altura , largura e espessura.
Procedimentos:
Use dois espelhos planos grandes. As dimensões não são importantes mas o efeito é mais espetacular se os espelhos forem de bom tamanho, com pelo menos meio metro de altura. Junte os dois espelhos formando um ângulo de noventa graus, cuidando para que a junção entre eles seja bem estreita, quase imperceptível. Como mostra a figura a baixo, uma pessoa colocada na bissetriz do ângulo entre os espelhos deverá ver 3 imagens: a Imagem 1 se deve à reflexão no Espelho 1; a Imagem 2 se deve à reflexão no espelho 2; e a Imagem 3 se deve à dupla reflexão, nos dois espelhos. A imagem nessa reflexão dupla é interessante porque não troca a direita pela esquerda: você se vê como as outras pessoas lhe vêem.
Análise Constatada:
Observe a figura dos dois espelhos perpendiculares entre si. Quando o observador levanta a mão direita, a Imagem 1, devida à reflexão no Espelho 1, levanta a mão esquerda. O mesmo ocorre com a Imagem 2. Ambas são imagens de reflexões simples. Já a Imagem 3, formada pela dupla reflexão nos espelhos 1 e 2, é mais interessante. Quando o observador levanta a mão direita, a Imagem 3 também levanta a mão direita! Essa imagem, portanto, corresponde à forma como outra pessoa vê o observador. Se esse observador for você, essa imagem corresponde ao modo como você é visto por outras pessoas.
Conclusão:
É muito divertido brincar e ao mesmo tempo aprender com as imagens. podemos com este trabalho juntar Matemática, com os cálculos dos ângulos e as formas geométricas, e física com uso da ótica e das projeções feitas pelos espelhos.
Dicas: Tenha muito cuidado ao manipular os espelhos. Um espelho de vidro caindo sobre uma pessoa pode fazer um grande estrago. Nunca mova um espelho pesado sozinho. Peça ajuda de outras pessoas e use luvas para não se cortar.

3 comentários:

  1. Líder: Ana Paula, 02
    Fez um resumo de todos os trabalhos de Física postado pela equipe.
    E o blog ficou bem organizado.
    Nota: 10,0
    Obs.: A média será a maior nota entre o Blog e a SEAC.

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  2. Porquee quando o angulo de dois espelhos aumenta o numero de imagens diminui ?

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  3. qualquer coisa podem me add no msn -> kriss_lekina@hotmail.com

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