segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

História

História da Seara da ciência
A Seara da Ciência foi criada em 1999 e passando a ocupar um espaço bastante adequado ao lado da Reitoria da UFC. Atualmente, a Seara da Ciência já é considerada uma realidade baste atualizada e cumpre com sucesso todas as suas expectativas iniciais. Recebendo visitantes e alunos de Fortaleza e também municípios vizinhos , tendo principalmente como ponto inicial um interressante e festejado Salão de Exposições, onde são dados cursos regulares para professores do ensino público,no qual realizam experimentos nas escolas, levando sempre aos seus espectadores, uma modo atraente e instrutiva, se se aprender novos conceitos de ciência e tecnologia. A Seara da Ciência tem em vista planos no qual visam melhorar a sua estrutura de ensino. Entre eles a criação do mestrado de ensino e divulgação de ciências que já está sendo constituído,cujo o seu projeto deve ser submetido em breve á Capes. A Seara tem em mente também um outro projeto que ainda em está em andamento, que se trata da transformação de uma praça em Fortaleza ou Sobral, ou em ambas os dois, que sera realizado em um espaço para grandes experimentos interativos, com um anfiteatro para apresentações de teatro, seminários e "palestras" de ciências e outras atrações para o público da cidade. A Seara da ciência foi criada em 1999 passando a ocupar um espaço bastante adequado localizado ao lado da Reitoria da UFC. Atualmente a Seara da Ciência é realizada com sucesso suprindo as suas inicias expectativas , Sendo assim demonstradas por seus respectivos visitantes, alunos de Fortaleza e outros municípios que visitam as suas instalações tendo como ponto inicial o festejado e interessante Salão de Exposições, onde são realizados cursos regulares para professores do ensino público, naqual realizam experimentos em laboratórios, para que possam ensinar aos seus espectadores, de forma atraente e instrutiva, de alguns conceitos da ciência e da tecnologia.




















Parimônio Histórico do Ceará
Introdução
Nosso estado possui muitos patrimônios históricos, neste trabalho mostraremos alguns destes patrimônios que inrriquessem a culrutura do Ceará.
Palacete do Ceará
O prédio foi construído como sociedade recreativa da união fênix caixeiral, que reunia comerciantes locais. Inaugurado em 1914, foi durante muito tempo, ponto de encontro da sociedade fortalezense.Foi comprado pela Caixa Econômica Federal em 1955 e restaurado em 1984, mantendo a fachada original. Suas linhas revelam elementos inerentes ao ecletismo arquitetônico, com predominância do neobarroco.Praça do Ferreira, Centro.
Palácio da Abolição
Centro Cultural do Abolição, Sede da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT), abriga a maior galeria de arte de Fortaleza, onde é usada para exposições de artistas nacionais e locais. Em frente ao Abolição, foi inaugurado o Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro de Catalogação, Preservação, e Divulgação do Acervo Iconográfico e Sonoro do Ceará.Av. Barão de Studart, 505, Aldeota.
Palácio da Luz (Academia Cearense de Letras)
Antiga sede do Governo do Estado, em 1989, a Academia de Letras ganhou como sede o Palácio da Luzi construído no final do século XVIII, com o auxílio de mão-de-obra indígena, para servir de residência ao Capitão-mor Antônio de Castro Viana, tendo sido adquirido pelo Governo Imperial em 1814.Localiza-se no Centro, entre as ruas Sena Madureira, do Rosário, Guilherme Rocha e a Praça dos Leões.
Passeio Público
Construído no século XIX, é uma das principais referências da memória da cidade, já teve vários nomes: Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e em 1879, passou a se chamar Praça dos Mártires, em homenagem aos líderes da Confederação do Equador. Tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), hoje é um ponto de prostituição, em pleno centro da cidade.Ruas Barão do Rio Branco, s/n, Centro.
Ponte dos Ingleses, também chamada Ponte Metálica, foi construída porque sem um porto em Fortaleza os navios tinham que ancorar a distância. Com a construção do Porto do Mucuripe, a ponte foi desativada.Durante muito tempo foi ponto de encontro da boêmia cearense, hoje, totalmente reformada, possui uma plataforma de madeira com grades de segurança, bares, restaurantes, um observatório de golfinhos (LABOMAR) e uma livraria (LEC - Livraria do Escritor Cearense).Fica no calçadão da praia de Iracema.
Catedral da Sé (Catedral Metropolitana)
Construída a partir de 1930, a Catedral Metropolitana apresenta um templo em estilo gótico projetada pelo francês George Manieur e foi concluída em 1978 por Dom Aloisio Lorischeider. Tem como padroeiro São José, o mesmo do estado do Ceará. Com capacidade para 5.000 pessoas, está aberta à visitação.Rua São José, s/n, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário